O Que é Gesso Convencional?

sisal-placa-e-gessoGesso convencional é uma placa de gesso mineral composto basicamente por sulfato de cálcio hidratado misturado com água, fabricado manualmente mediante um processo de enchimento de formas de ferro em esquadro sobre uma mesa de mármore ou granito.

A placa de gesso calcinado juntamente com sisal e arame são os principais componentes do sistema de gesso convencional ou gesso comum.

O gesso convencional é conhecido há muito tempo, sendo um dos mais antigos materiais de construção conhecido e cujo o emprego foi generalizado a partir do sec XVIII com o uso do reboco de gesso em painéis de madeira.

Com o gesso convencional, é possível trabalhar forros, molduras, paredes, florões, sancas retas e curvas e todo o projeto decorado com curvas ou detalhes clássicos.

Devido a capacidade de manipulação artesanal, o gesso convencional de adequá perfeitamente a decorações clássicas onde as molduras tradicionais e os detalhes em curvas são a base do projeto.

Basicamente o gesso convencional é feito com aplicação de soldas feitas de uma mistura de gesso com sisal e gesso-cola, suspenso com arames galvanizados e o acabamento realizado com ferramentas e uma pasta feita com o próprio gesso.

Sua principal vantagem é a manipulação artesanal resultando em serviços muito mais perfeitos em se tratando de acabamento tanto de forros como molduras, principalmente as mais detalhadas ou curvas.

gesseiro-colocando-forro-com-curvas

Outra vantagem é o baixo custo diante do gesso acartonado, podendo chegar até a 30% de economia dependendo do projeto.

O gesso convencional, por ser uma serviço artesanal resulta sujeira excessiva o que deve ser mitigada com forração especial e cuidados durante a execução.

Um principal cuidado a ser considerado nesse sistema são as juntas de dilatações. Como o coeficiente de dilatação do gesso é muito alto, esse sistema requer a previsão de dilatações cuja a falta resultará em problemas estruturais futuros. Porém, devidamente considerado, o sistema é perfeitamente adequado aos diferentes tipos de projetos.

O tempo de execução é relativo de acordo com o nível de detalhamento de cada projeto podendo ser mais rápidos que outros materiais concorrentes ou mais demorados. Já os consertos e arremates são de fácil e simples execução não precisando remover estruturas e podendo ser realizados de forma localizada.

Quando optar por forro de gesso acartonado ou convencional?

 

saber-mais

acart-ou-conv

 

Loja em Porto Alegre-RS

Av. São Pedro, 233 - São Geraldo
90230-120 - Porto Alegre - RS
Orçamento pelo fone: (51) 3119-1221

Open chat
Precisa de ajuda?
Powered by